Existem inúmeros elementos que compõem o clima. Eles agem e interferem de diversas formas nas vidas das pessoas. Pois são eles que definem o clima e assim podem ser capazes de interferir em culturas, como o modo de se vestir das pessoas. Os elementos do clima também podem sofrer influencias de outros fatores, assim gerando diversas conseqüências.

O principal fator é a latitude. Ela influencia a temperatura atmosférica, a radiação solar, a umidade atmosférica e a pressão atmosférica. Veremos a seguir de que forma a latitude influencia tais elementos e quais as conseqüências desta ação, além de outros fatores que também interferem, estes e outros elementos, podendo acarretar mais diferenças no clima.

A temperatura atmosférica pode variar de um lugar para outro e também em um mesmo lugar no transcorrer do tempo. As conseqüências que a temperatura tem com a influencia dos fatores são a diferença na própria temperatura, podendo aumentar ou diminuir. A latitude influencia de acordo com a forma em que os raios solares atingem a Terra. Onde devido ao formato esférico da Terra, eles atuam com maior insolação no equador, diminuindo em direção aos pólos. Então a temperatura diminui com o aumento da latitude. Já a altitude exerce grande influencia na temperatura, onde a atmosfera se aquece por irradiação. Quanto maior a altitude, o ar se torna mais rarefeito e ocorre menor irradiação, causando menores temperaturas. Já o relevo pode facilitar ou dificultar a passagem de massas de ar, que são também responsáveis por mudanças na temperatura. A temperatura atmosférica pode variar em relação à distribuição dos continentes e oceanos da Terra. Isso devido ao fato de o continente possuir variações de temperatura diferenciadas daquelas do oceano. Como por exemplo, o fato do hemisfério norte possuir mais continentes do que o hemisfério sul, e assim possuir verões mais quentes e invernos mais frios.

As correntes marítimas distribuem calor e influenciam no clima. Existem as correntes quentes que irradiam calor para o ar atmosférico e as correntes frias que provocam a queda das temperaturas. Elas influenciam também na umidade, onde as massas de ar quente se resfriam ao passar por massas frias, ocasionando condensação e chuvas, mas podem formar também desertos. A umidade atmosférica tem a função de regulador térmico do clima. E a quantidade de vapor e água na atmosfera determina se poderá ou não ocorrer precipitações. Um dos fatores que influenciam a umidade são a altitude e a latitude. Onde a umidade reduz com o aumento da altitude e da latitude.

A altitude e a latitude também interferem na pressão atmosférica. A pressão atmosférica diminui com o aumento da altitude e quanto maior a latitude, maior será a pressão atmosférica. A pressão atmosférica varia também em função da temperatura. À medida que a temperatura se eleva a pressão diminui.

Os ventos apenas sofrem influencia do movimento de rotação da Terra, que provoca apenas a mudança na sua direção. Ou seja, faz que com se desloquem para a direita no hemisfério norte e para a esquerda no hemisfério sul. As massas de ar sofrem apenas influencia da umidade e da temperatura, onde em seu processo de formação obtém as características da área de origem.

Integrantes do Grupo

Bianca Oliveira 97270
Correia 33163
Marramon 50816
Mirela 90117

TURMA: 105

GREENPEACE

A hora é agora! No momento em que o mundo se mobiliza contra o aquecimento global, o Greenpeace convida todos para salvar o planeta!Faça a sua parte e MUDE O CLIMA você também! Acesse em nossas curiosidades!