Elementos do clima são os atributos básicos para a definição do tipo climático de uma determinada região. São os principais: radiação solar, temperatura, umidade e pressão atmosférica.

1. Temperatura atmosférica: apresentada nas escalas Celsius ou Fahrenheit, a temperatura é a intensidade de calor existente na atmosfera. É causada pela energia solar que chega à superfície terrestre e aquece a atmosfera por meio de irradiação.

2. Radiação solar: é a maoir responsável pela dinâmica da atmosfera terrestre e pelas características climáticas do nosso planeta. Tem grande importância, pois é a energia solar que faz com que a água presente na Terra evapore, assim estando constantemente movimentando a atmosfera . Podemos observar na figura a interação da radiação solar com a atmosfera terrestre.



3. Umidade atmosférica: resultado do processo de evaporação das águas da superfície terrestre e do processo de evapotranspiração das plantas, a umidade é a quantidade de vapor de água presente na atmosfera. A umidade é que da origem as nuvens e as precipitações. Quando o ar passa a conter a quantidade máxima de vapor d’água, dependente da temperatura e outros fatores, dizemos que ele atingiu seu ponto de saturação. Umidade absoluta é a quantidade de vapor d’água, em gramas, contido no ar atmosférico, em m³, em dado estante. Já umidade relativa é a porcentagem da quantidade de vapor d’água que o ar contém naquele determinado estante, em relação ao seu ponto de saturação.

4. Pressão atmosférica: Conhecida também como pressão barométrica, a pressão atmosférica é a ação do peso da atmosfera sobre a superfície do planeta. A sua medida pode ser expressa em milibares, em polegadas ou em milímetros de mercúrio (hg). A pressão está diretamente ligada à temperatura e a altitude. Com a temperatura quente o ar torna-se menos denso e sobe, o que diminui a pressão sobre a superfície, formando uma zona de baixa pressão atmosférica receptora de ventos. Com baixa temperatura o ar fica mais denso, sendo assim, formando uma área de alta pressão emissora de ventos. Quanto maior for a altitude, menor será a pressão atmosférica, pois o ar torna-se rarefeito em altitudes maiores. É com as diferenças de pressões atmosféricas que se formam os ventos.

Integrantes do Grupo

Bianca Oliveira 97270
Correia 33163
Marramon 50816
Mirela 90117

TURMA: 105

GREENPEACE

A hora é agora! No momento em que o mundo se mobiliza contra o aquecimento global, o Greenpeace convida todos para salvar o planeta!Faça a sua parte e MUDE O CLIMA você também! Acesse em nossas curiosidades!