Dentro de cada uma das zonas climáticas existentes no mundo distinguem-se diversos tipos de clima em função das condições de temperatura e precipitação, mas podemos citar aqui quatro climas, ente eles são: Climas Quentes, Climas Frios, Climas Temperados e Climas de Altitude.
CLIMAS QUENTES: Clima Equatorial, Clima Tropical, Clima Desértico.

*Clima Equatorial: As temperaturas médias no mês alteraram muito pouco ao longo do ano. A temperatura mediana é cerca de 25ºC. A precipitação é considerável durante o ano todo, não havendo nenhum período seco e não existem estações diferenciadas.



*Clima Tropical: As temperaturas médias durante todo o mês são muito elevadas e normalmente superiores às do clima Equatorial. A precipitação distribui-se de forma irregular ao longo de todo o ano, sendo assim, nos permite diferenciar duas estações: a seca e a úmida. A estação que se prolongar sendo úmida é classificada como do clima tropical úmido. Se a estação seca for a que mais se prolongar então estamos presenciando o clima tropical seco.



*Clima Desértico: A média da temperatura durante o mês é extremamente elevada, chegando a ultrapassar os 35ºC (durante a estação quente). A amplitude térmica anual é muito elevada, assim como a amplitude térmica diária. É comum uma temperatura acima de 42ºC durante o dia, mas à noite pode chegar a temperaturas negativas principalmente no inverno. A precipitação é insignificante e muito imprevisível. No entanto, podem ocorrer precipitações muito elevadas, em um curto período de tempo. As estações do ano diferenciam-se pelas diferenças de temperatura.



CLIMAS FRIOS: Clima Continental Frio, Clima Desértico Frio, Clima Subártico e Clima Polar.

*Clima Continental Frio: As temperaturas médias no mês são mínimas, não passando os 15ºC durante o Verão. No Inverno as temperaturas em média são sempre negativas, atingindo valores menores que -20ºC. A amplitude térmica no ano é muito elevada. A precipitação é também insignificante e ocorre principalmente no Verão. Há duas estações: o Verão e o Inverno.



*Clima Desértico Frio: No Verão as temperaturas em média no mês são elevadas e no Inverno são baixas. A amplitude térmica anual é muito elevada, assim como a diurna. No Inverno a precipitação ocorre sob a forma de neve.

*Clima Subártico: O Verão é breve e não muito frio. Ao contrário do Inverno que é muito frio e super longo. As temperaturas médias mensais são por vezes inferiores a - 40ºC. A precipitação durante o ano é bem baixa, os valores mais significativos de precipitação encontram-se nos meses menos frios e a pouca precipitação que ocorre quando Inverno é, normalmente, sob a forma de neve.

*Clima Polar: As temperaturas em média é hiper baixa. No Inverno chegam a atingir valores menores a -50ºC. No Verão as temperaturas médias dificilmente passam aos 10ºC. A precipitação é super baixa, ocorrendo, na estação mais quente. Essa região está sempre coberta de neve, pois o sol fica sempre abaixo do horizonte na época do verão e no inverno nem aparece. A temperatura mais baixa já registrada foi em Vostok, Antártida, -88ºC.



CLIMAS TEMPERADOS: Os climas temperados ficam no meio dos trópicos e os dos círculos polares de cada hemisfério, tanto no hemisfério sul como no hemisfério norte. Tem como características temperaturas intermédias entre as da zona intertropical e as das zonas polares. Os climas temperados têm quatro estações: o Inverno é a estação com temperaturas mais baixas, o Verão é a estação com temperaturas mais elevadas, e tendo a Primavera e o Outono como estações de transição. Existe uma divisão nos climas temperados em quatro tipos: Clima subtropical Úmido, Clima temperado Mediterrâneo, Clima temperado Marítimo, Clima Temperado Continental.

*Clima subtropical Úmido: O Verão tem a temperatura em média no mês de 22ºC. Já o Inverno tem temperaturas mais moderadas, dificilmente abaixo dos 0ºC. A precipitação é grande e bem distribuída durante todo o ano, sendo, contudo, mais intensa no Verão.

*Clima temperado Mediterrâneo: O Verão é caracterizado por ser longo e bastante quente. As temperaturas em média no mês têm uma variação entre os 18ºC e os 25ºC. Mas, a temperatura pode atingir os 40ºC. O Inverno é bem mais curto que o verão, com temperaturas agradáveis, e sendo muito difícil ser mais baixa do que os 8ºC. Existem quatro estações do ano: Primavera, Verão, Outono e Inverno.



*Clima temperado Marítimo: O Verão é arejado. As temperaturas médias no mês variam entre os 15ºC e os 20ºC. No Inverno as temperaturas são baixas, normalmente, superiores a 5ºC. A precipitação é bastante grande e é bem distribuída ao longo do ano, apesar de registrar valores mais elevados no Outono e Inverno.

*Clima Temperado Continental: O Verão Continental, ao contrário do verão mediterrâneo, é curto e relativamente quente. Já o Inverno é longo e bem mais frio. As temperaturas podem ser abaixo dos -15ºC. E a variação de temperatura é extremamente grande, podendo ultrapassar os 30ºC.
A precipitação anual não é bem elevada, sendo mais intensa nos meses de Verão. No Inverno ocorre sob a forma de neve ou granizo.

CLIMAS DE ALTITUDE: O Clima de altitude, como já diz o nome, encontra-se nas áreas de altitude mais elevada. A altitude é um dos principais fatores que condiciona a variação da temperatura e da precipitação. Curiosidade: Quando a Altitude aumenta a temperatura tende a diminuir, A cada 1000 metros a temperatura varia em média 6,4ºC. E a precipitação aumenta até um determinado nível. O Verão é curto, com temperaturas baixas, não ultrapassando os 10ºC. O Inverno é muito frio, a precipitação anual é muito abundante, ocorrendo normalmente, sob a forma de neve.

Integrantes do Grupo

Bianca Oliveira 97270
Correia 33163
Marramon 50816
Mirela 90117

TURMA: 105

GREENPEACE

A hora é agora! No momento em que o mundo se mobiliza contra o aquecimento global, o Greenpeace convida todos para salvar o planeta!Faça a sua parte e MUDE O CLIMA você também! Acesse em nossas curiosidades!